Vista panorâmica da cidade de Québec

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Onde ficar? Hotel ou aluguel?

Temos pesquisado sobre "onde ficar" assim que chegarmos em Québec.
São várias opiniões a respeito e experiencias diversas.

Algumas pessoas aconselham reservar um hotel por pelo menos um mês e somente lá pesquisar e conhecer melhor um lugar para alugar, pra ter mais certeza sobre o bairro inclusive.

Já outras pessoas alugam um ap ou stúdio daqui do Brasil mesmo e vão direto para um lugar fixo.
Temos algumas perguntas e dúvidas sobre este assunto e resolvi entrar em contato com uma corretora de imóveis brasileira que vive no Canadá há 8 anos.

Gostaria de compartilhar o e-mail dela com todos aqueles que posuem as mesmas dúvidas.
Quem puder compartilhar ou opinar nós agradeceremos.

"Olá Marden,

Acabei de conhecer seu blog e estou aprendendo muitas coisas sobre tudo o que diz respeito a aluguel e imóveis no Canadá.
Nós somos futuros imigrantes à Québec, pensamos em imigrar para St-foy e estamos pesquisando sobre o assunto.

Você sabe como anda valores de aluguel por lá? Pensamos em ficar num hotel a princípio, para só então buscar um ap.
Não sabemos o que seria ideal, um hotel ou aluguel sem vermos pessoalmente.

Qual é a sua opinião a respeito."

Diário Canadá Brasil

_________________________________________________________________________________

"Olá,

Obrigado por ler meus posts e entrar em contato.

Olha, eu infelizmente não conheço St-Foy. Estive em Quebec City uma única vez e achei a cidade bem bonita, mas não tive tempo de conheçe-la em detalhes.

Mas acho que por já morar no Canadá a quase 8 anos, tenho uma experiência que vale a pena dividir com outros imigrantes.

Eu no seu lugar não alugaria nenhum imóvel definitivo sem ver. Pegue um aluguel temporário por uma semana pois sairia mais barato que um hotel e ai voce busque no Kijiji e Craig List uma oferta de apto que atenda suas necessidades.

Há também a opçao de pegar um sublet, que é a tranferencia de um contrato em andamento, pois assim voces podem ter a chance de arrumar um lugar sem a dor de cabeça de passar pela procura do primeiro lugar. Mas muitos sublets também podem ser sujeito a aprovaçao do proprietário o que cairia na mesma.

veja no meu blog os posts relacionados a aluguel temporário e também sobre fraudes para voce entnder mais sobre o assunto.

Quanto a St Foy eu vi que é uma cidade que foi amalgamada a Quebec City. A vantagem de morar nas cidades periféricas das grandes cidades é que você vive num lugar mais tranquilo e que geralmente tem um custo de vida menor que na cidade principal. 

Eu sujiro a vcs antes de alugar o lugar definitivo, que vão antes até lá, vejam sistema de trasnporte e principalmente so definam isto depois de ter um emprego arrumado, pois sabemos de muitos casos de imigrantes que alugam o imovel definitivo e depois arrumam emprego em outro canto.

Pensem nisto.
Dê uma olhada também no meu outro blog pois ele também é voltado para imigrantes.

Quanto a valor de aluguel, infelizmente não tenho referencia claras para Quebec, mas tem alguns links no meu blog que poderam lhe ajudar.

Como sou corretora em outra provincia, acabo tendo referencias melhores do meu mercado. Mas pelo que vejo no grupo de imigrantes onde participo, geralmente em Quebec provincia o aluguel é mais barato que em Ontário.

No mais desejo a voce e seu marido o maior sucesso na sua trajetória.
Contem comigo e com meu blog como fonte de informaçao e amizade. Caso resolvam mudar de planos e vir para Toronto, eu mro pertinho e terei o maior prazer em ajudar.

Felicidades."

 
Marden Bastos
Real Estate Salesperson
Coldwell Banker R.M.R Real Estate
10 Sunray Unit 23, Whitby
Phone: 905-430-5566
Fax: 905 430-4505
Imovel no Canada

11 comentários:

Leonel Luiz disse...

Adorei o post. Blogs maravilhosos, muitas informações extremamentes úteis.

Karla Spuldaro disse...

Olá.
Essa questão é realmente pertinente e a decisão meio complicada, mas posso contar com a experiência que eu e meu marido tivemos quando chegamos no Canadá.
Chegamos em Ottawa no começo desse mês e, ainda do Brasil, achamos melhor optar por alugar um apartamento totalmente mobiliado por 1 ou 2 meses para procurarmos algo definitivo com mais tranquilidade, e deu muito certo. A empresa que achamos não exige contratos longos, então foi ótimo pra gente, que planejava ficar por no máximo 2 meses num lugar temporário. O apartamento em que estamos é de um quarto e já tem cama, tv, utensílios de cozinha como copos, talheres, panelas, etc. Isso nos ajudou bastante na chegada pois não conhecíamos ninguém aqui, muito menos a cidade, evitamos fazer contratos longos e não gostarmos do lugar, evitamos a correria de ir atrás de itens básicos logo no primeiro dia aqui (imagina vc cansada e ter q correr atrás de colchão, pratos, etc. No nosso caso, só fomos ao supermercado comprar comida) e o aluguel, apesar de um pouco mais caro que os um apto vazio, fica mais em conta do que ficar todos esses dias num hotel, sem contar na comodidade.
Estando aqui, já pesquisamos com calma e decidimos para onde vamos nos mudar, mas só vai estar disponível em fevereiro pq vai passar por uma reforma, então vamos continuar alugando aqui por mais 1 mês além do combinado. Achamos esta uma opção que vale a pena, pois nos deu liberdade pra procurar tudo com mais calma, não comprar nada às pressas, não ter aquela dor de cabeça de chegar com a casa vazia e nem de ficar vários dias confinados num quartinho de hotel com nossas super malas e ter q estocar comida num frigobar hehe.
Como a Marden disse, no Quebec os alugueis são mais baratos que Ontario. Se optar por alugar temporariamente um apto mobiliado, dá pra procurar por 1 quarto ou studio, q são os mais em conta. E tenta ver se a energia, água e aquecimento estão inclusos pq vc pode gastar mais do que está planejando com as contas que não estão inclusas.
É isso.
Espero poder ter contribuído um pouco.
Beijos

César, Valéria, Lara e Anaclara disse...

Vocês alugam algo fácil, fácil na minha opinião.

E a vida segue...

Lipee disse...

Mto bacana o post!

Diário Canadá Brasil disse...

karla,
ajudou muitíssimo contar sua experiência!

Merci,
diariocanadabrasil.blogspot.com

Mariane disse...

Olá! Na minha opinião aqui em Québec, hotel para 1 mês é muito caro, ainda mais no início onde temos muitos gastos e vemos nosso din-din indo por água abaixo...outra coisa que penso, 1 semana é pouquíssimo tempo tempo para visitar apartamentos e achar o ideal,até porque na primeira semana vc. vai tirar os documentos tbm e estarão cansadíssimos da viagem, 1 mês num provisório é ideal...se vcs. quiserem, me mandem um email que passo o contato de uma brasileira que mora aqui em Ville de Québec há 15 anos e ela tem um prédio e aluga quartos mobiliados para brasileiros no 1 mes, tenho amigos que ficaram lá e gostaram, pois o preço é bacana! abraços

Lupatinadora disse...

Concordo com a Marden. Nós não conseguimos hotel/apto mobiliado pois estávamos indo com nossa cachorrinhas, mas tivemos sorte de meu tio poder nos hospedar. Em 2 semanas conseguimos apê definitivo, mas foi uma correria só, precisamos de carta da empresa do meu marido no Brasil com o salário...

Pra quem puder, recomendo no mínimo 1 mês em executive suites/aptos mobiliados. Lembrando que os aluguéis definitivos normalmente começam no dia 1o de cada mês, a não ser que o lugar esteja vazio e o proprietário libere um pouco antes.

Marcos, Simone, Lucca e Julie disse...

Alugamos o primeiro mês no Les Angeliques. Fica bem localizado e pudemos procurar o imóvel definitivo...

O site deles é http://www.lesangeliques.com/Site_2/Accueil.html.

Abraços,

Marcos
j'm'appelle caillou

Unknown disse...

muito bom o post !
boa sorte na busca pela casa no Canadá.

quando embarcam pra lá ??

boa semana !

Diário Canadá Brasil disse...

Gente, valeu pelas dicas muito valiosas.

Anônimo disse...

Acho que em qualquer parte do mundo, o mais econômico é um aluguel antes que um hotel.
Meus apartamentos em Buenos Aires custaram a metade do que um hotel na cidade.

Postar um comentário

Alguns comentários serão respondidos por e-mail.


Linda Québec! E o Hotel Château Frontenac